“A Copa é Nossa”, que estréia neste sábado na ESPN Brasil, revela detalhes do Mundial da África do Sul

Football

O canal ESPN Brasil estréia neste sábado, dia 24 de outubro, às 21h30, a série “A Copa é Nossa”. Mensalmente, o programa irá deixar o fã de esporte por dentro de todos os detalhes sobre a Copa do Mundo FIFA 2010 na África do Sul.

Nesta primeira edição, o “A Copa é Nossa” mostra uma das mais tradicionais vinícolas da África do Sul. Localizada na região de Paarl, próximo à Cidade do Cabo, e com mais de 200 anos de tradição, ela é a responsável pela produção do vinho oficial da Copa do Mundo.  Na mesma reportagem, o fã de esporte acompanha a história de Tariro Masayti. Nascido no Zimbabwe, ele deixou o país natal para se tornar um dos mais renomados “winemakers” da África do Sul.

O especial traz também uma entrevista exclusiva feita com Joel Santana, em Joanesburgo, na qual o técnico, que acaba de ser demitido do comando da seleção sul-africana, fala das pressões que sofria no cargo. Ainda em Joanesburgo, uma reportagem mostra com detalhes o “Soccer City”, estádio que irá sediar a abertura e a partida final da Copa do Mundo de 2010.

O “A Copa é Nossa” exibe ainda imagens da primeira viagem de uma equipe da ESPN Brasil a África do Sul, em 1997. Na matéria, o fã de esporte confere todas as emoções da partida em que os Bafana Bafana, apelido da seleção sul-africana, se classificaram pela primeira vez para uma Copa do Mundo.

O programa falará também das eliminatórias para o Mundial, dos países que já estão classificados e do drama argentino para garantir uma vaga na competição. No Rio de Janeiro, Dona Val dos Santos, mãe do zagueiro Juan, conta como foi o início do filho no futebol até chegar à seleção brasileira.

Já em São Paulo, um agente de turismo credenciado pela Fifa dá dicas ao torcedor brasileiro para ir assistir à Copa. O programa de estréia termina com a comovente história de como Nelson Mandela começou a unir o país através do Campeonato Mundial de Rugby, disputado em 1995 na África do Sul.

Sobre o programa

O “A Copa é Nossa” vai mostrar como estão os preparativos para a Copa do Mundo de 2010, curiosidades sobre as seleções, atletas, a história das Copas e muito mais. A cada programa, a equipe da ESPN acompanha os ídolos da seleção brasileira e faz um raio-x dos craques brasileiros e estrangeiros que prometem brilhar no campeonato, desde suas rotinas de treinos nos clubes à vida social e familiar.  O fã de esporte também vai ficar por dentro das novidades sobre os materiais esportivos que serão usados no Mundial, os bastidores do mundo esportivo e o trabalho de assessores, publicitários e fotógrafos.

O especial ainda revela tudo sobre o país que sediará a primeira Copa realizada no continente africano: cultura, religião, culinária, história, escravidão, vida selvagem. O programa vai mostrar também outros países africanos e destacar o que o Brasil tem a ver com a África.

Sobre a ESPN

Em 2009, a marca ESPN comemora 20 anos no Brasil. Líder mundial em esportes, a ESPN chegou ao país em 1989 e foi o primeiro canal de esportes da TV paga brasileira. Seis anos depois, em 1995, a empresa criou o canal ESPN Brasil. Em abril deste ano, lançou o ESPN HD, em alta definição. Hoje, além da TV, a ESPN expandiu sua presença no país para internet (ESPN.com.br e ESPN360), rádio (projeto Eldorado ESPN – AM 700 e 107,3 FM), celulares (ESPN Mobile TV e ESPN360 para iPhone) e eventos (ESPN X Games Brasil).

A ESPN do Brasil pertence à rede ESPN International que foi criada em 1988 como uma divisão da ESPN Inc. para os mercados fora dos Estados Unidos. A ESPN é 80% de propriedade da ABC, Inc., uma subsidiária da The Walt Disney Company. Os outros 20% são de propriedade da Hearst Corporation.

– 30-