Histórias do Esporte inédito destaca os 90 anos do boxe no Brasil

BoxingTV Programming

Histórias do Esporte inédito destaca os 90 anos do boxe no Brasil

O “Histórias do Esporte” inédito que a ESPN Brasil estreia neste sábado, 31 de outubro, às 21h30, traz o especial “1919 – 90 anos de luta”, que revisita os 90 anos do boxe no Brasil. O programa relembra os primórdios do esporte no país, quando o marinheiro carioca Góes Neto, depois de retornar da Europa, onde havia conhecido a “nobre arte”, organizou algumas lutas no Rio de Janeiro em 1919 e começou a divulgar o boxe no Brasil.

A partir daí, o programa destaca personagens que ajudaram a construir a história do boxe no país em diferentes momentos. A equipe do “Histórias do Esporte” leva Éder Jofre, aos 73 anos, para um dia de treinos. O ex-pugilista, considerado por muitos como o maior nome do boxe brasileiro de todos os tempos, mostra que mantém a forma e comenta passagens memoráveis de sua carreira.

O especial também acompanha Jailton de Jesus, ex-catador de papel que se tornou pugilista, em uma luta em Carapicuíba, na Grande São Paulo, e também Lino Barros, ex-cortador de cana, em um duelo contra o argentino Sergio Baez no município da Casa Branca, interior paulista.

Outro personagem de destaque no especial é o metalúrgico e pugilista conhecido como “Demolidor”. Ele é empresariado por Servílio de Oliveira, primeiro brasileiro a conquistar uma medalha olímpica no boxe: um bronze na Cidade do México, em 1968.

Alex Oliveira, peso pena, melhor pugilista do Brasil na atualidade, está com luta marcada para novembro nos EUA. O programa mostra a história deste jovem que concilia a paixão pelo boxe com os estudos e cursa Direito. No Rio de Janeiro, o “Histórias do Esporte” vai ao município de Quatis e mostra a família do pugilista Carlão Açougue: são 14 irmãos, 46 netos e 16 bisnetos.

O especial também resgata a história de Juarez de Lima, um dos grandes pugilistas brasileiros, que morreu em maio deste ano. Ele chegou a lutar em diversos países e colecionou muitas histórias, como a vez em que foi obrigado a perder uma luta por ser ameaçado de morte pela máfia na Dinamarca. A família do pugilista relembra passagens e mostra medalhas e certificados que ficaram de uma carreira vitoriosa.  

 

Histórias do Esporte

Um programa investigativo, que aponta as mazelas dos dirigentes que comandam o desporto nacional. É ‘Histórias do Esporte’, mensalmente na ESPN Brasil. Não faltam denúncias sobre o tratamento a que estão sujeitos nossos atletas. O programa mergulha em temas polêmicos, como doping ou malversação de verbas por parte das confederações.

 

Sobre a ESPN

Em 2009, a marca ESPN comemora 20 anos no Brasil. Líder mundial em esportes, a ESPN chegou ao país em 1989 e foi o primeiro canal de esportes da TV paga brasileira. Seis anos depois, em 1995, a empresa criou o canal ESPN Brasil. Em abril deste ano, lançou o ESPN HD, em alta definição. Hoje, além da TV, a ESPN expandiu sua presença no país para internet (ESPN.com.br e ESPN360), rádio (projeto Eldorado ESPN – AM 700 e 107,3 FM), celulares (ESPN Mobile TV e ESPN360 para iPhone) e eventos (ESPN X Games Brasil).  

A ESPN do Brasil pertence à rede ESPN International que foi criada em 1988 como uma divisão da ESPN Inc. para os mercados fora dos Estados Unidos. A ESPN é 80% de propriedade da ABC, Inc., uma subsidiária da The Walt Disney Company. Os outros 20% são de propriedade da Hearst Corporation.

 

-30-

Etiquetas
Botão Voltar ao topo
Fechar