“A Copa É Nossa” relembra gol de Zelaya pela seleção de Honduras no Mundial de 1982
O segundo episódio inédito da série “A Copa É Nossa” que a ESPN Brasil apresenta neste sábado, 21/11, às 22h30, vai contar como foi a classificação de Honduras para a Copa do Mundo de 2010. Será apenas a segunda vez que a seleção hondurenha disputará um Mundial e o repórter Mendel Bydlowski vai mostrar como está o país que enfrenta uma longa crise política.
O programa relembra a participação de Honduras na Copa de 1982. Apesar de não ter passado da primeira fase, Honduras conseguiu um empate heróico com a anfitriã Espanha, em 1 a 1, sendo que o gol hondurenho foi marcado por Zelaya, não o atual presidente deposto, mas o jogador Héctor Ramon Zelaya Rivera, conhecido como “Peito de Águia”.
Além disso, o programa vai destacar as últimas seleções a conseguir vaga para a Copa de 2010 na repescagem das eliminatórias, incluindo Uruguai, Portugal e França.
Na Cidade do Cabo, o fã de esporte vai conhecer o estádio Green Point, que receberá jogos da Copa, incluindo uma semifinal. O programa traz também uma homenagem à Miriam Makeba, cantora sul-africana do sucesso mundial “Pata Pata” e ativista contra o Apartheid, que morreu em novembro do ano passado e, ainda, uma matéria sobre a nova música sul-africana.
No Brasil, o “A Copa É Nossa” entrevista Amauri Mendes Pereira, doutor em Sociologia e especialista em estudos afro-brasileiros, sobre o regime de segregação racial na África do Sul, e mostra que as crianças do CIEP Nelson Mandela, no Rio de Janeiro, conhecem bem a história do líder sul-africano.
Sobre o programa
A série “A Copa é Nossa” mostra como estão os preparativos para a Copa do Mundo de 2010, curiosidades sobre as seleções, atletas, a história das Copas e muito mais. A cada programa, a equipe da ESPN faz um raio-x dos craques brasileiros e estrangeiros que prometem brilhar no campeonato. O fã de esporte também vai ficar por dentro das novidades sobre os materiais esportivos que serão usados no Mundial, os bastidores do mundo esportivo e o trabalho de assessores, publicitários e fotógrafos. A série ainda revela tudo sobre o país que sediará a primeira Copa realizada no continente africano: cultura, religião, culinária, história, escravidão, vida selvagem. “A Copa É Nossa” vai mostrar também outros países africanos e destacar o que o Brasil tem a ver com a África.
Sobre a ESPN
Em 2009, a marca ESPN comemora 20 anos no Brasil. Líder mundial em esportes, a ESPN chegou ao país em 1989 e foi o primeiro canal de esportes da TV paga brasileira. Seis anos depois, em 1995, a empresa criou o canal ESPN Brasil. Em abril deste ano, lançou o ESPN HD, em alta definição. Hoje, além da TV, a ESPN expandiu sua presença no país para internet (ESPN.com.br e ESPN360), rádio (projeto Eldorado ESPN – AM 700 e 107,3 FM), celulares (m.espn.com.br, ESPN Mobile TV e ESPN360 para iPhone), eventos (ESPN X Games Brasil) e impressos (revista ESPN).
A ESPN do Brasil pertence à rede ESPN International que foi criada em 1988 como uma divisão da ESPN Inc. para os mercados fora dos Estados Unidos. A ESPN é 80% de propriedade da ABC, Inc., uma subsidiária da The Walt Disney Company. Os outros 20% são de propriedade da Hearst Corporation.
-30-