ESPN anuncia planos da programação da ESPN Deportes para a Copa do Mundo de 2010
A rede vai transmitir 40 partidas ao vivo em português; a mais abrangente cobertura jornalística 24 horas por dia, 7 dias na semana, em espanhol
Como parte da cobertura da ESPN em vários idiomas da Copa do Mundo FIFA de 2010 na África do Sul, a ESPN Deportes nos Estados Unidos, canal que cobre todos os esportes em espanhol, vai oferecer transmissões em português de mais de 40 partidas ao vivo da Copa do Mundo. As transmissões vão complementar a ampla cobertura jornalística que a rede vai oferecer do evento esportivo que acontece a cada quatro anos (11 de junho a 11 de julho de 2010). A ESPN, Inc. possui os direitos para todos os eventos da FIFA em todos os idiomas, exceto os direitos de transmitir em espanhol para os Estados Unidos até 2014.
A cobertura em inglês da ESPN, ao vivo e em alta definição, será apresentada pelos canais ABC, ESPN e ESPN2. A Univision detém com exclusividade os direitos para a cobertura em espanhol da Copa do Mundo Fifa de 2010 na África do Sul.
“Existe uma comunidade de pessoas que falam português nos Estados Unidos que está florescendo e que vive e respira o futebol”, disse Lino Garcia, gerente-geral da ESPN Deportes. “Com o Brasil, sem dúvida uma das seleções mais admiradas do mundo, e Portugal, que se classificou na semana passada, estamos aproveitando nossos direitos para vários idiomas para atender melhor a comunidade de pessoas que falam português. Vamos continuar oferecendo ao nosso público básico a cobertura jornalística mais aprofundada, que é o que estão acostumados a encontrar na ESPN Deportes.”
Essa vai ser a primeira vez que a ESPN vai transmitir a Copa do Mundo em português nos Estados Unidos. O ESPN360.com, rede de banda larga da empresa, vai oferecer também a cobertura das partidas da Copa do Mundo em português e em outros idiomas que serão anunciados mais adiante. Durante a primeira fase, a ESPN Deportes vai se concentrar nas partidas com Brasil, Portugal, Argentina, Itália, Alemanha, França, Espanha, México e Estados Unidos.
Além da transmissão ao vivo das partidas em português, a ESPN Deportes vai apresentar uma programação rica em notícias e informações com alguns de seus principais programas, incluindo o SportsCenter e o Futbol Picante, oferecendo aos fãs de esporte a cobertura jornalística mais completa em espanhol durante todo o mês da realização do evento. Os programas de informações e notícias da ESPN Deportes vão ter uma presença importante na África do Sul e até 10 repórteres gerando conteúdo a partir do local. A cobertura do evento vai incluir segmentos do SportsCenter todas as noites, programas antes e depois das partidas, e uma programação extra de estúdio gerada de Joanesburgo.
Destaques dos programas de informações e notícias programados para a Copa do Mundo de 2010:
• SportsCenter (16h30 às 18 horas; 11 ao meio-dia e de 1 às 2 horas) três edições diárias – um programa de 90 minutos de duração com notícias, destaques e análises, transmitido no final da última partida do dia – e duas edições ao vivo de uma hora de duração com um resumo de todas as notícias e informações do dia;
• Jorge Ramos y su banda (13 às 14h30; 15 às 16 horas) o talk-show da ESPN Deportes Radio (transmitido simultaneamente pela ESPN Deportes) que vai ser gerado na África do Sul. Os apresentadores Jorge Ramos e Hernan Pereyra vão receber convidados ao vivo participando de debates divertidos e interessantes sobre as notícias e análises esportivas do dia. O programa vai ser transmitido diariamente entre as primeiras partidas do dia e no final da última partida do dia;
• Fuera de Juego (18 às 18h30) vai apresentar os principais trechos do programa de futebol internacional ao vivo a partir de estúdios localizados em Joanesburgo;
• Sudáfrica al día (18h30 às 19 horas) vai ser transmitido durante a Copa e trará destaques do local sobre notícias importantes relacionadas com toda a ação na África do Sul;
• Juego Cruzado (19 horas) o programa do canal feito nos moldes de Around the Horn vai apresentar os painelistas do programa dando suas opiniões diariamente a partir das redações de jornais em Nova York, Miami, Los Angeles e México;
• Cronómetro (19h30) o programa do canal feito nos moldes do Pardon the Interruption trará os apresentadores Jose Ramon Fernandez e David Faitelson debatendo os temas mais quentes do dia durante toda a Copa;
• Fútbol Picante (20 às 21 horas) o programa de notícias da rede sobre futebol mexicano que vai ser transmitido diariamente e acompanhar a seleção do México na sua jornada durante a Copa do Mundo.
Cobertura da Copa do Mundo na ESPN:
Nos Estados Unidos, a ESPN, ESPN2 e a ABC vão se unir para apresentar cobertura em alta definição de todas as 64 partidas da Copa do Mundo FIFA de 2010 na África do Sul, de 11 de junho a 11 de julho de 2010. Além da sua cobertura exclusiva em inglês nos Estados Unidos, a ESPN, Inc. possui os direitos para a Copa do Mundo no Brasil (ESPN Brasil, ESPN e ESPN HD) e nos territórios da ESPN Star Sports (ESS) na Índia, Paquistão, Ilhas Maldivas, Butão, Sri Lanka, Bangladesh, Nepal e Oriente Médio.
Através de 15edições localizadas do SportsCenter, carro-chefe da ESPN para informações e notícias esportivas, a rede oferece também a cobertura mais abrangente dos eventos esportivos mais importantes em todo o mundo. Todas as edições do SportsCenter vão fornecer uma ampla cobertura da Copa do Mundo da FIFA de 2010 para os fãs nos seus respectivos mercados, entre eles:
• Estados Unidos (inglês)
• ESPN Deportes nos Estados Unidos (espanhol )
• ESPN 2 (Dos) servindo os Estados Unidos, México, América Central e Caribe (espanhol)
• Rede pan-regional da ESPN na América Latina (espanhol)
• ESPN+ servindo o cone Sul da América Latina (espanhol)
• ESPN Brasil (português)
• TSN Canadá (inglês)
• ESS pan-asiática (inglês)
• ESS Índia (hindi)
• ESS Hong Kong (cantonês)
• ESS Taiwan (mandarin)
• J Sports ESPN (japonês)
• ESS Malásia (malaio)
• ESPN África do Sul, Israel (inglês)
• ESPN Austrália (inglês)
Sobre a ESPN Deportes:
A ESPN DEPORTES é a marca esportiva multimídia da ESPN em espanhol que se dedica a fornecer a maior variedade de esportes para o público de hispânicos que são fãs de esportes nos Estados Unidos por meio de televisão, rádio, Internet, meios impressos e tecnologia sem fio. As plataformas de meios esportivos incluem a ESPN Deportes Television, que oferece programação esportiva imbatível em espanhol, com mais de 1.800 horas originais e/ou ao vivo de programação esportiva apresentadas anualmente; a ESPN Deportes Radio, a única rede de rádio esportiva em âmbito nacional em espanhol e oferecida 24 horas por dia nos Estados Unidos; ESPNDeportes.com, o website esportivo em espanhol que é número 1 entre os fãs nos Estados Unidos; ESPN Deportes La Revista, a primeira revista esportiva de conteúdo geral em espanhol nos Estados Unidos; e o ESPN Deportes Mobile, negócio emergente da marca que oferece conteúdo esportivo em espanhol para os fãs por meio de dispositivos sem fio.
Sobre a ESPN
Em 2009, a marca ESPN comemora 20 anos no Brasil. Líder mundial em esportes, a ESPN chegou ao país em 1989 e foi o primeiro canal de esportes da TV paga brasileira. Seis anos depois, em 1995, a empresa criou o canal ESPN Brasil. Em abril deste ano, lançou o ESPN HD, em alta definição. Hoje, além da TV, a ESPN expandiu sua presença no país para internet (ESPN.com.br e ESPN360), rádio (projeto Eldorado ESPN – AM 700 e 107,3 FM), celulares (ESPN Mobile TV e ESPN360 para iPhone), eventos (ESPN X Games Brasil) e impressos (Revista ESPN).
A ESPN do Brasil pertence à rede ESPN International que foi criada em 1988 como uma divisão da ESPN Inc. para os mercados fora dos Estados Unidos. A ESPN é 80% de propriedade da ABC, Inc., uma subsidiária da The Walt Disney Company. Os outros 20% são de propriedade da Hearst Corporation.
-30-