Social Clube, na ESPN Brasil, destaca manifesto de atletas e projeto de inclusão por meio do esporte

Movies and DocumentariesTV Programming

O “Social Clube” que a ESPN Brasil transmite nesta sexta-feira, dia 13, às 21 horas, destaca o “Manifesto por um Sistema Esportivo Nacional”, lançado no dia 06 de novembro pelo SESC São Paulo. No documento, Raí, Fernanda Keller, Ana Moser e Edmílson, atletas representantes da Rede Esporte Pela Mudança Social, defendem o esporte como a ferramenta mais poderosa ao alcance de crianças e jovens para a transformação da sociedade.

O programa fala também do projeto “Inspiração Internacional”, idealizado em conjunto pelo Consulado Britânico, o UNICEF e a UK Sports. A iniciativa tem como objetivo estimular os jovens a desenvolver ações que usem o esporte como meio recreativo dentro de suas próprias comunidades. O projeto possui quatro eixos: a educação física e o intercâmbio entre as escolas; desenvolvimento do esporte; a prática esportiva e a comunidade e, ainda, a excelência do esporte.

Outro destaque é a “II Mostra Cultural da Cooperifa”, evento realizado em outubro no Céu Campo Limpo, em São Paulo. A Lei Rouanet e a agenda da Cultura foram discutidas pelo melhor acesso às informações. O encontro contou também com debates, poesia e música, que reuniu representantes de movimentos culturais de diversas comunidades e periferias do país.

O “Social Clube” mostra ainda o trabalho da ONG Êxodus, criada no Capão Redondo, Zona Sul de São Paulo. A instituição, que trabalha com elementos do Hip Hop, transforma a vida de 160 crianças e jovens do bairro. A iniciativa mostra que mesmo as pequenas ações trazem ganhos significativos quando o assunto é motivação.

O Social Clube é um programa de 15 minutos da ESPN Brasil que traz atletas famosos, cidadãos anônimos, antropólogos, sociólogos, pessoas com diferentes realidades de vida, todas dispostas a promover o crescimento do ser humano por meio do esporte. Divulgar e incentivar ações sociais que obtiveram bons resultados ao utilizar atividades esportivas como instrumento de inclusão social e transformação é o principal objetivo do programa. A atração traz ainda uma agenda com cursos e palestras na área de sustentabilidade e terceiro setor.

Sobre a ESPN

Em 2009, a marca ESPN comemora 20 anos no Brasil. Líder mundial em esportes, a ESPN chegou ao país em 1989 e foi o primeiro canal de esportes da TV paga brasileira. Seis anos depois, em 1995, a empresa criou o canal ESPN Brasil. Em abril deste ano, lançou o ESPN HD, em alta definição. Hoje, além da TV, a ESPN expandiu sua presença no país para internet (ESPN.com.br e ESPN360), rádio (projeto Eldorado ESPN – AM 700 e 107,3 FM), celulares (ESPN Mobile TV e ESPN360 para iPhone) e eventos (ESPN X Games Brasil).  A ESPN do Brasil pertence à rede ESPN International que foi criada em 1988 como uma divisão da ESPN Inc. para os mercados fora dos Estados Unidos. A ESPN é 80% de propriedade da ABC, Inc., uma subsidiária da The Walt Disney Company. Os outros 20% são de propriedade da Hearst Corporation.