3º Fórum da Caravana do Esporte e Caravana da Música terá programação diversificada e presença de personalidades

News and Information

3º Fórum da Caravana do Esporte e Caravana da Música terá programação diversificada e presença de personalidades

A abertura do evento está marcada para quarta (08), no Teatro CIEE, em São Paulo. As demais atividades acontecem de quinta (09) a sábado (11) no Hotel Bourbon Atibaia. Credenciamento de imprensa se encerra amanhã.

São Paulo, 07 de dezembro de 2010 – Com o tema “Caravana pela Educação de Corpo Inteiro”, o 3º Fórum da Caravana do Esporte e Caravana da Música tem início nesta quarta (08), com a cerimônia de abertura no Espaço Sociocultural – Teatro CIEE, na capital paulista. Já as atividades, que incluem debates, palestras, oficinas, módulos e apresentações artísticas, acontecem de quinta (09) a sábado (11), no Hotel Bourbon Atibaia (SP). O projeto social, que tem como objetivo oferecer educação e desenvolvimento humano por meio do esporte e da arte, é uma iniciativa do canal ESPN, em parceria com o UNICEF, e os Institutos Esporte Educação e Sol da Liberdade.

Daniela Mercury, Elza Soares, Chico César e o diretor artístico e único brasileiro do grupo Stomp, Marivaldo dos Santos, são alguns dos nomes confirmados para o evento. Pelo terceiro ano consecutivo o Fórum também contará com a presença de alguns ídolos do esporte nacional como: Lars Grael (vela), Fernando Meligeni (tênis), Patrícia Medrado (tênis), Ana Moser (vôlei), Ida (vôlei), Claudinei Quirino (atletismo), Antônio Carlos Barbosa (basquete)  e Diogo Silva (taekwondo).

Entre os destaques da programação está a palestra com o jornalista Luís Nassif sobre internet: “Do virtual para o real – a tecnologia que aproxima idéias, conecta pessoas e mobiliza para a ação”. A nutricionista Tânia Rodrigues abordará o tema “Nutrição – desenvolvimento integral das crianças e estratégias para uma alimentação de maior qualidade em regiões de baixa renda”. Além disso, os participantes também vão acompanhar o painel “Políticas Públicas e Sustentabilidade do Núcleo Movimento”, com a ex-jogadora de vôlei Ana Moser, o professorada Unicamp Lino Castellani Filho, e o representante da UNICEF no Rio, Jacques Schwarzstein.

“A ESPN tem um importante compromisso com a inclusão social por meio do esporte e da arte. É muito gratificante poder fazer alguma diferença na vida de tantas crianças, além capacitar professores. O sucesso do projeto se deu graças à dedicação de tantos parceiros, atletas e professores. O Fórum é a oportunidade de vermos o resultado das Caravanas nas comunidades, além de nos reaproximarmos das pessoas”, declarou German Von Hartenstein, diretor-geral da ESPN.

”A visão de sustentabilidade da PepsiCo, chamada de Performance com Propósito, significa atingir crescimento sustentável, investindo em um futuro mais saudável para as pessoas e o planeta. A companhia acredita que ações como a da Caravana do Esporte fomentam o debate sobre a importância do esporte educacional e sobre o direito da criança à educação, à cultura, ao esporte e ao lazer. Estamos muito contentes em fazer parte dessa terceira edição do Fórum.”, comenta Andrea Alvares, Diretora de Marketing da PepsiCo – uma das empresas patrocinadora do projeto.

Em seis anos de atividades, as Caravanas já atenderam diretamente mais de 130 mil crianças e adolescentes, além de 14 mil professores da rede pública de ensino, em 50 municípios de 15 estados brasileiros.  A Caravana do Esporte é um projeto aprovado pela Lei de Incentivo ao Esporte, do Ministério do Esporte, com investimentos da Fundação Telefônica, Itaú, Nextel e Pepsico.  A Caravana da Música é um projeto aprovado pela Lei de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cultura, com investimento do Itaú. O programa documentário da Caravana, exibido mensalmente pela ESPN Brasil tem o patrocínio da Petrobras. 

*Credenciamento de imprensa, até as 14h00 de quarta-feira (08/12), pelo e-mail: [email protected] ou telefone 11.3035-2171. Favor informar nome completo, veículo, cargo e telefone.

 

Confira a programação do 3º Fórum da Caravana do Esporte e Caravana da Música:

Tema: “Caravana pela Educação de Corpo Inteiro”

 

8/12/2010 – quarta-feira

19h00

Auditório Teatro CIEE – São Paulo

Rua Tabapuã, 445, Itaim – São Paulo

CERIMÔNIA DE ABERTURA

Presença e fala dos parceiros realizadores, investidores, convidados e imprensa.

Performances de abertura: Elza Soares, Marivaldo dos Santos (diretor artístico Grupo Stomp), Renato Matos (instrumentista / Hino Nacional) e Grupos Alternativos Sonoros – jovens percussionistas do Prof. Joilson Bispo (IEE).

 

9/12/2010 – QUINTA-FEIRA

Hotel Bourbon Atibaia

Rodovia Fernão Dias, s/n km 37,5 – Atibaia, SP

8h00 às 10h00

Auditório Ball Room B

Painel 1: “Educação de Corpo Inteiro”.

Esporte e Arte juntos por uma educação integral.

João Batista Freire (consultor IEE/Caravana) / Sérgio Nacarato (neuropsicólogo e psicomotricista) / Marcelo Jabu (professor de educação física e produtor de brinquedos e jogos educativos).

10h00 às 10h30

Coffee-break

Lançamento: Revista Caravana e Revista Luluzinha Caravana – parceria com a Ediouro / Coquetel.

10h30 às 12h00

Auditório Ball Room B

Módulo 1: Linha do Tempo – “Da Caravana ao Núcleo Movimento”.

Histórico da Caravana e dos Fóruns 1 e 2 até a chegada do Núcleo Movimento (Vídeo).

Apresentação da Avaliação / do Monitoramento realizado até aqui dos Núcleos Movimento – Serão apresentados gráficos (dados quantitativos) com um tratamento qualitativo.

12h00 às 13h30

ALMOÇO

13h30 às 14h00

Auditório Ball Room B

Palestra: “O Núcleo Movimento integrado ao Meio Ambiente”Adriana Jazzar (consultora ambiental)

14h00 às 15h00

Auditório Ball Room B

Palestra: “Cultura digital e educação expandida: outra forma de aprender.”

Karla Brunet (doutora em comunicação audiovisual)

15h00 às 18h00

Auditórios Ball Room B e Ball Room C

Módulo 2: “Núcleo Movimento: Bons projetos / Bom Modelos de Prática.”

Apresentação de seis projetos / bons modelos de Núcleo Movimento.
Serão duas salas com três projetos em cada. As equipes de professores do Esporte e da Música serão responsáveis pela mediação e pelo registro das apresentações.

O módulo será finalizado com a realização de uma plenária – síntese das apresentações realizadas nas duas salas.

Sala 1 – Nova Olinda (CE); Palmeira dos Índios (AL) e Dourados (MS) – Mediação: Alan / Registro: Cibelle + Prof. Música.
Sala 2 – Ibotirama (BA); Arcoverde (PE) e Formosa (GO) – Mediação: Prof. Música / Registro: Luiz Alex + Prof. Música.

18h00 às 18h30

Coffee-break

18h30 às 19h30

Auditório Ball Room B

Módulo 2 – Plenária: “Núcleo Movimento: Bons projetos / Bom Modelos de Prática.”

Realização de Plenária para a socialização dos 6 bons projetos apresentados.

19h30                          

Auditório Ball Room B

Premiação aos municípios: “Você é Líder” – entrega de kits de bolas.

21h00

Momento Cultural: “Cirque Erê”

Participação especial da cantora Daniela Mercury, diretora-presidente do Instituto Sol da Liberdade, e do músico Chico César.

22h00 – Jantar

 

10/12/2010 – SEXTA-FEIRA

8h00 às 9h00

Auditório Ball Room B

Módulo 3 – “O Núcleo Movimento como um espaço de Educação de Corpo Inteiro. Um espaço com boas práticas pedagógicas”.

Apresentação do Núcleo Embu como um bom “modelo” de estruturação de um espaço de educação de Corpo Inteiro.
A história do Núcleo até os dias de hoje. Apresentação das metodologias e práticas no esporte e na arte que incluem e ensinam de forma integrada e harmônica.

9h00 às 10h30

Espaço externo do Hotel

Oficinas – “Educação de Corpo Inteiro: Metodologia e Prática Pedagógica.”

Realização de 2 Oficinas Práticas em 2 espaços diferentes. As Oficinas terão o mesmo roteiro e conteúdo.

O foco das Oficinas será o estudo e a reflexão sobre uma pedagogia que educa de “corpo inteiro”.
Finalizaremos este módulo com o alinhamento de princípios pedagógicos e metodológicos comuns às Caravanas do Esporte e da Música.

10h30 às 11h00

Coffee-break

11h00 às 13h00

Auditório Ball Room B

Módulo 3 – Plenária: “A Caravana educando de Corpo Inteiro.”

Realização de Plenária para a apresentação do produto das Oficinas – Princípios Metodológicos da Caravana.
Prioridades 2011 – Fortalecimento da Rede Núcleo Movimento via Fórum Virtual e Implantação de novos Núcleos Movimento nos municípios a serem atendidos.

13h00 às 14h30

Almoço

14h30 às 15h

Auditório Ball Room B

Palestra – “Nutrição – desenvolvimento integral das crianças e estratégias para uma alimentação de maior qualidade em regiões de baixa renda.”

Dra. Tânia Rodrigues, nutricionista.

15h00 às 15h30

Coffee-break

15h30 às 18h00

Auditório Ball Room B

Painel 2 : “Infância e Juventude no interior e grandes centros: direitos, conquistas, desafios e a voz dos meninos e meninas do Brasil.”

Refletir sobre vida das crianças e dos jovens brasileiros. Como seus contextos de vida se desenvolvem nos grandes centros ou no interior. Quais os riscos e oportunidades? Como o Esporte e a Arte podem influenciar positivamente estes contextos?

Rui Aguiar (UNICEF Ceará) / Lilian Romão (Projeto/Revista Viração) e Tia Dag (Casa do Zezinho). Participação dos representantes Rômulo Sales (Nova Iguaçu) e Maria da Vitória Nascimento (Itabaiana). Mediadora: Ciça Lessa (Rede ANDI Brasil).

20h00 – Jantar

21h00

Auditório Ball Room B

Momento Cultural com a cantora Renata Jambeiro e a “Banda de Boa” (professores Caravana da Música).

 

11/12/2010 – SÁBADO

8h00 às 10h00

Auditório Ball Room B

Painel 3: “Políticas Públicas e Sustentabilidade do Núcleo Movimento”.

Refletir sobre a importância do Núcleo Movimento aproximar-se da Gestão e da Política Pública. Se quisermos incentivar políticas consistentes de esporte e arte para a educação que possam dar sustentabilidade ao Núcleo Movimento, precisamos definir estratégias e sistematizar ações neste sentido. O Núcleo Movimento pode e deve fazer parte das políticas públicas de educação nos diferentes municípios.

Lino Castellani Filho (professor UNICAMP) / Ana Moser (IEE) / Jacques Schwarzstein (UNICEF Rio de Janeiro). Mediador: João Leiva (J. Leiva Cultura e Esporte).

10h00 às 10h30

Coffee-break

10h30 às 12h00

Auditório Ball Room B

Módulo 4: “Núcleo Movimento: desenvolvimento e sustentabilidade.”

A sustentabilidade do Núcleo Movimento por regiões e territórios. Serão formados grupos de trabalho por regiões (resgate proposta Fórum 2) e, em cada grupo, será feito um mapeamento das tecnologias e estratégias utilizadas para garantir a sustentabilidade do Núcleo Movimento.

12h00 às 13h30

ALMOÇO

13h30 às 14h30

Auditório Ball Room B

Palestra: “Do virtual para o real – a tecnologia que aproxima ideias, conecta pessoas e mobiliza para a ação.”

Motivar os participantes a conhecer as tecnologias virtuais disponíveis  e a participar da Caravana Virtual.

Luís Nassif (Jornalista / Agência Dinheiro Vivo).

14h30 às 16h30

Auditório Ball Room B

Módulo 5: “Caravana Virtual em Tempo Real.”

Realização de um Fórum Virtual da Caravana em tempo real. Sob a coordenação do Prof. João Freire, todos os participantes estarão ligados em rede para a realização de um piloto (como vai funcionar a Caravana Virtual)

16h30 às 17h00

Coffee-break

17h00 às 18h00

Auditório Ball Room B

Módulo 5: “Caravana Virtual – O passo a passo para se conectar.”

Entrega e apresentação de um guia que explicará qual o passo a passo para que os representantes dos Núcleos Movimento possam se conectar e participar dos Fóruns Virtuais da Caravana.
Será apresentado um cronograma dos Fóruns a serem realizados em 2011 com pautas e conteúdos de trabalho.

18h00

Auditório Ball Room B

ENCERRAMENTO DO FÓRUM

20h00 – Jantar

 

Sobre a Caravana do Esporte

Com uma equipe de mestres em educação e uma rede de mais de 50 grandes ídolos do esporte brasileiro, a Caravana leva mensalmente as atividades esportiva e artística, com foco educacional, para municípios de baixos índices sociais do país, tendo como prioridade as seguintes regiões: semi-árido, Amazônia, comunidades tradicionais quilombolas e indígenas, e periferias de grandes centros urbanos. Em seis anos de atuação, os principais resultados obtidos com o projeto são: queda na evasão escolar, maior envolvimento dos pais nas atividades da escola, maior participação das crianças em sala de aula, diminuição da violência e do trabalho infantil, maior motivação dos profissionais da educação pública e construção de políticas públicas para a garantia dos direitos da criança e do adolescente.

O documentário de um hora de duração, exibido mensalmente pela ESPN Brasil, é o principal registro jornalístico da ação dos projetos, com abordagem sócio-econômica da realidade da infância, da educação pública, além de questões históricas, culturais, geográficas e ambientais da região visitada. Desde 2005, o documentário da Caravana recebeu importantes premiações como o Prêmio APCA de Melhor Programa Esportivo da TV Brasileira (2005); Menção Honrosa nos Prêmios Ibero-americanos de Comunicação (UNICEF Espanha – 2005/2006); finalista do Prêmio Esso de Telejornalismo (2005/2006); Prêmio Mídia da Paz (2007/2008) e menção honrosa no Premio Giorgio Binchi per la Promozione dello Sport – Itália 2009. Em 2010, Adriana Saldanha, diretora do projeto, recebeu o prêmio “Disney Volunteers” na sede na ESPN em Nova Iorque. 

Sobre a Caravana da Música

A Caravana da Música é aprovada pela Lei de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cultura e com investimento do Itaú. O projeto é realizado desde 2007 pelos parceiros Instituto Sol da Liberdade (ISL), ESPN Brasil e o UNICEF (Fundo das Nações Unidas para a Infância). Ele surgiu da experiência de Daniela Mercury como embaixadora do UNICEF e de seu profundo conhecimento sobre a realidade social do país. 

A estratégia de ação social da Caravana da Música   tem como foco a arte e a cultura para a educação por meio de atividades musicais e corporais.Professores e coordenadores do ISL aplicam a metodologia nas atividades direcionadas a crianças e jovens da rede pública de ensino e promovem uma capacitação de professores locais para a continuidade e transformação do projeto em política pública.

Botão Voltar ao topo