A importância do esporte e da arte na vida de crianças e jovens é tema do segundo dia do Fórum das Caravanas

News and Information

A importância do esporte e da arte na vida de crianças e jovens é tema do segundo dia do Fórum das Caravanas

O debate contou com nomes como Rui Aguiar, representante do UNICEF Ceará, Dagmar Garroux, fundadora da Casa do Zezinho, e Ciça Lessa, da Rede ANDI Brasil

São Paulo, 10 de dezembro de 2010 – Refletir sobre a vida das crianças e dos jovens brasileiros nas comunidades, e como o esporte e a arte podem influenciá-los positivamente. Esse foi o principal tema discutido nesta sexta (10), no segundo dia do “3º Fórum da Caravana do Esporte e Caravana da Música” – um projeto da ESPN, em parceira com o UNICEF, e os Institutos Esporte Educação (IEE) e Sol da Liberdade (ISL) -, que acontece até amanhã (11), no Hotel Bourbon Atibaia, em São Paulo.

Entre as atividades do dia, os cerca de 150 participantes acompanharam o painel “Infância e juventude no interior e em grandes centros: direitos conquistados, desafios e a voz dos meninos e meninas do Brasil”. A mesa de debates contou com os seguintes participantes: Rui Aguiar, gestor de projetos do UNICEF Ceará; Dagmar Garroux, fundadora da Casa do Zezinho; e Lilian Romão, jornalista e diretora da Viração Educomunicação, além de representantes de dois projetos que tiveram início após a passagem das Caravanas.

“Do ponto de vista político, cada município tem que considerar os vários lugares onde é possível desenvolver a educação integrada, utilizando o potencial já existente na região. Dessa forma seria viável garantir as demandas imediatas da população e melhorar a estrutura que eles possuem. Além disso, é preciso promover a comunicação entre as áreas de saúde, educação, assistência social, esporte e cultura”, declarou Rui Aguiar, e completou: “As crianças precisam ter liberdade. Principalmente a liberdade de escolha e de viverem como crianças No ano, elas deveriam ter 365 dias para brincar e 800 horas/aula na escola, sendo 80h de educação física. Elas também precisam ter o direito do convívio familiar e comunitário, e o nosso trabalho busca viabilizar tudo isso”, finalizou o gestor de projetos do UNICEF Ceará.

Para Ciça Lessa, secretária executiva da Rede ANDI Brasil (Agência de Notícias dos Direitos da Infância), o Fórum aborda temas de grande importância e enriquece os participantes. “Este já é o segundo ano que eu participo do Fórum e, dessa vez, vim como mediadora de um dos painéis. Acredito que a semente que a Caravana planta em cada comunidade que passa vai florescer de formas variadas e muito ricas. O projeto não é um modelo pronto e cada núcleo pode desenvolver da forma que melhor se adequar para a sua região. O debate de hoje sobre infância e juventude trouxe muitas experiências, provocações, emoção, assim como bons exemplos como a Casa do Zezinho, com 19 anos de existência, e o projeto de Nova Iguaçu (RJ), que está apenas começando. Tenho certeza de que isso motiva, e muito, os participantes”.

Para encerrar o dia, o público assistiu ao show da cantora Renata Jambeiro, a jovem talento da MPB. Nesta sábado (11), último dia do evento, o jornalista Luís Nassif é o palestrante convidado e abordará o tema: “Do virtual para o real – a tecnologia que aproxima ideais, conecta pessoas e mobiliza para a ação”.       

Em seis anos de atividades, as Caravanas já atenderam diretamente mais de 130 mil crianças e adolescentes, além de 14 mil professores da rede pública de ensino, em 50 municípios de 15 estados brasileiros.  

A Caravana do Esporte é um projeto aprovado pela Lei de Incentivo ao Esporte, do Ministério do Esporte, com investimentos da Fundação Telefônica, Itaú, Nextel e Pepsico.  A Caravana da Música é um projeto aprovado pela Lei de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cultura, com investimento do Itaú. O programa documentário da Caravana, exibido mensalmente pela ESPN Brasil tem o patrocínio da Petrobras. 

Acesse o site: http://espnbrasil.terra.com.br/caravanadoesporte

Botão Voltar ao topo