Educação infantil, inclusão digital e meio ambiente são assuntos do primeiro dia do “3º Fórum da Caravana do Esporte e Caravana da Música”

News and Information

Educação infantil, inclusão digital e meio ambiente são assuntos do primeiro dia do “3º Fórum da Caravana do Esporte e Caravana da Música”

O evento acontece até este sábado (11) no Hotel Bourbon Atibaia

Joao Batista FreireSão Paulo, 09 de dezembro de 2010 – As atividades do “3º Fórum da Caravana do Esporte e Caravana da Música” – um projeto da ESPN, em parceira com o UNICEF, e os Institutos Esporte Educação (IEE) e Sol da Liberdade (ISL) – tiveram início nesta quinta (09), em Atibaia, São Paulo. O painel “Educação de Corpo Inteiro” foi um dos destaques do dia. A mesa de debates contou com a presença do consultor do IEE, João Batista Freire, do neuropsicólogo e psicomotricista, Sérgio Nacarato, e o professor de educação física e produtor de brinquedos e jogos educativos, Marcelo Jabu.

“Quando ensinamos algo para as crianças nós pretendemos ir além da simples prática do esporte, utilizando o método transdisciplinar. Isso acaba gerando valores para a vida delas. Nós desenvolvemos atividades que as ajudam na parte intelectual, social, moral e afetiva, já que as crianças aprendem a lidar melhor com as próprias emoções. E é importante reconhecermos que elas precisam brincar e temos que oferecer isso”, comentou Freire, que participa do projeto há dois anos.   

Os mais de 150 participantes do Fórum, também puderam acompanhar os resultados da passagem da Caravana por alguns municípios brasileiros, além de assistirem às palestras: “O Núcleo Movimento Integrado ao Meio Ambiente”, com a consultora ambiental Adriana Jazzar, e “Cultura Digital e Educação Expandida: Outra Forma de Aprender”, com a doutora em comunicação audiovisual Karla Brunet.

“Em comunidades mais carentes existe a dificuldade da utilização da internet, mas há formas de os educadores se adaptarem utilizando plataformas não tão pesadas. Dessa forma, eles vão criar a sua sustentabilidade e trocar muitas informações”, disse Brunet.          

O primeiro dos três dias de Fórum foi encerrado com uma apresentação artística do Cirque Erê – o circo da Caravana – e contou com exibições da equipe de educadores do projeto e a participação especial do cantor Chico César.

Em seis anos de atividades, as Caravanas já atenderam diretamente mais de 130 mil crianças e adolescentes, além de 14 mil professores da rede pública de ensino, em 50 municípios de 15 estados brasileiros.  A Caravana do Esporte é um projeto aprovado pela Lei de Incentivo ao Esporte, do Ministério do Esporte, com investimentos da Fundação Telefônica, Itaú, Nextel e Pepsico.  A Caravana da Música é um projeto aprovado pela Lei de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cultura, com investimento do Itaú. O programa documentário da Caravana, exibido mensalmente pela ESPN Brasil tem o patrocínio da Petrobras. 

 *Fotos: Willy Ertel

Etiquetas
Botão Voltar ao topo
Fechar