Troféu Bola de Prata premia os melhores do Brasileirão
Neymar iguala feito de Pelé e leva prêmio ‘hors concours’
São Paulo, dezembro de 2012 – Nesta segunda-feira, a ESPN Brasil e ESPN Brasil HD transmitiu a cerimônia que premia os melhores jogadores do Campeonato Brasileiro: o Troféu Bola de Prata 2012, realizado pela ESPN e Revista Placar.
O Bola de Prata, que está na sua 43° edição, teve a presença de grandes ídolos como Pepe e Rivelino e foi comandada pelos jornalistas Paulo Vinicius Coelho, Marcelo Duarte e Celso Unzelte.
O Atlético Mineiro foi um dos times com mais destaque do evento com quatro jogadores indicados, incluindo o Bola de Ouro de melhor jogador do torneio, que foi para Ronaldinho Gaúcho.
O campeão brasileiro, Fluminense, também levou quatro troféus, dois com o Fred, como artilheiro e melhor atacante do Brasileirão e outros dois com Diego Cavalieri, melhor goleiro e Carlinhos como melhor lateral.
Neymar – O grande destaque da premiação foi o jogador do Santos que, além de vencer o prêmio Chuteira de Ouro, dado ao jogador que mais gols fez durante o ano, foi retirado da disputa regular da Bola de Prata para ganhar o prêmio “hors concours”, feito antes obtido apenas por Pelé na história do “Bola de Prata”.
Confira os vencedores do Bola de Prata:
Goleiro
Diego Cavalieri, do Fluminense
Lateral direito
Marcos Rocha, do Atlético-MG
Zagueiros
Leonardo Silva, do Atlético-MG
Réver, do Atlético-MG
Lateral esquerda
Carlinhos, do Fluminense
Volantes
Ralf, do Corinthians
Paulinho, do Corinthians
Meias
Ronaldinho Gaúcho, do Atlético-MG
Zé Roberto, do Grêmio
Atacantes
Lucas, do São Paulo
Fred, do Fluminense
Revelação
Bernard, do Atlético-MG
Bola de Ouro
Ronaldinho Gaúcho, do Atlético-MG
Hors Concours
Neymar, do Santos
Sobre o Troféu Bola de Prata
A parceria entre a Revista Placar e os canais ESPN para a entrega do tradicional prêmio Bola de Prata do Campeonato Brasileiro acontece desde 2006. Durante a disputa, um corpo de jurados acompanha e atribui notas a todos os jogadores envolvidos nas partidas rodada a rodada.
Ao final do torneio nacional, os 11 atletas de maiores médias serão escolhidos como os campeões de sua posição e serão agraciados com um troféu Bola de Prata. Já o de melhor desempenho entre todos receberá a maior honraria, a Bola de Ouro. Para a análise, o Troféu Bola de Prata parte do princípio do esquema tático clássico, o 4-4-2, avaliando sempre as posições de goleiro, dois zagueiros, dois laterais, dois volantes, dois meias e dois atacantes.
O Bola de Prata será reprisado hoje, segunda-feira, às 00:00:00, na ESPN Brasil.