ESPN exibe documentário sobre mulheres nas Olímpiadas

ESPN BrasilTV Programming

ESPN exibe documentário sobre mulheres nas Olímpiadas

São Paulo, outubro de 2013 – Nesse domingo (13), às 22h30, a ESPN exibe o último documentário da série Memória do Esporte Olímpico Brasileiro. “Mulheres Olímpicas”, coproduzido pela ESPN Brasil e dirigido porLaís Bodanski, mostra que a história da mulher no esporte se confunde, muitas vezes, com a história da mulher como um todo. Enquanto tantas brasileiras lutavam pelo direito ao voto, ao divórcio e à livre expressão, algumas brasileiras lutavam pelo direito de marcar presença em um dos maiores eventos do planeta: as Olimpíadas. E o que poderia ser simples e natural: não foi. Algumas participações foram dramáticas. Outras, isoladas e solitárias. Assim como na sociedade, no esporte a mulher teve conquistar na marra seus direitos.

O apaixonado por esporte poderá saborear curiosas revelações de heroínas em batalhas épicas nas diversas edições dos jogos. Mas mesmo aquele que não seja um fã do tema terá dificuldade para piscar os olhos diante dos depoimentos e imagens emocionantes de atletas que, mais que esportistas, são mulheres. Mulheres que escreveram a história de um país.

De 1932, com a solitária participação de Maria Lenk, até os Jogos Olímpicos de 2012, quando o número de mulheres praticamente se igualou ao dos homens, muita coisa aconteceu. A participação das brasileiras nas Olimpíadas não foi uma dádiva. Foi uma conquista.

O documentário “Mulheres Olímpicas” faz parte do projeto Memória do Esporte Olímpico Brasileiro. Como o próprio nome diz, o projeto tem como objetivo manter viva a história do Brasil nas Olimpíadas. A série contou histórias emocionantes de, entre outros, Atletismo, Ciclismo, Basquete, Natação, além de focar em alguns Jogos icônicos, como o de MoscouMulheres olimpicas

Etiquetas
Botão Voltar ao topo
Fechar