Caravana do Esporte apresenta balanço de 10 anos e chegada da Disney

ESPN BrasilNews and Information

Caravana do Esporte apresenta balanço de 10 anos e chegada da Disney

São Paulo, de agosto de 2014 – A Caravana do Esporte, projeto realizado pelo Instituto Esporte e Educação, em parceria com a ESPN e o UNICEF (Fundo das Nações Unidas para a Infância) apresenta nesta terça-feira (5), um balanço de seus 10 anos e a entrada da The Walt Disney Company no projeto. Participam do evento Russell Wolff, vice-presidente executivo e diretor administrativo da ESPN International; German Hartenstein diretor geral da ESPN Brasil; Adriana Saldanha, diretora geral do Caravana do Esporte; e de Miguel Vives, vice-presidente sênior da The Walt Disney Company (Brasil).

“Esse é um momento histórico e não podemos deixar de celebrar. São 10 anos de Caravana do Esporte, que já passou por 22 estados e 90 municípios, sempre levando uma experiência transformadora e inesquecível para milhões de crianças e jovens, mas também para os milhares de professores. E nada melhor do que festejar esse marco com o privilégio de passar a ter a Disney como nova integrante do projeto”, afirma Adriana Saldanha.

A Caravana do Esporte é um movimento de ação e mobilização social pelo esporte educacional, pelo direito da criança à educação, à cultura, ao esporte e ao lazer. Criado em 2005 pela aliança entre o Instituto Esporte e Educação, de Ana Moser, a ESPN Brasil e o UNICEF, o programa reúne professores, atletas, instituições e organizações esportivas da sociedade civil. O programa se traduz em ação de atendimento a crianças e adolescentes por meio de um evento esportivo educacional, pela formação de professores e educadores locais em Esporte Educacional e pela articulação política para a continuidade local através do envolvimento da comunidade e do poder público na construção de Planos Estratégicos.

Este ano, a Caravana do Esporte fez uma espécie de imersão no Recôncavo Baiano e passou por Muritiba, Castro Alves, Monte Santo e Quijingue, Nazaré e Maragogipe antes de chegar a Cananéia e Pariquera Açu, no litoral de São Paulo. Aliás, essa última parada teve uma novidade: a Caravana ampliou sua área de atuação com a formação das duas primeiras turmas em Liderança Juvenil com Jovens Comunicadores e Jovens Ambientalistas. Meninos e meninas entre 15 e 18 anos foram incentivados ao protagonismo juvenil com valores voltados para a construção da cidadania por meio da comunicação e sustentabilidade do planeta.
Até o final de 2014, a Caravana passará por Amambaí (MS), em agosto, Porto da Folha (SE), em setembro, Conceição da Barra (ES), em outubro, São Paulo, em novembro, e Ribeira do Pombal (BA), em dezembro.

Desde 2005, a Caravana já atendeu diretamente 2,5 milhões de crianças e adolescentes e 30 mil professores da rede pública de ensino de 90 municípios, em 22 estados brasileiros. Os municípios atendidos são indicados pelo Unicef; considerando o baixo IDH – índice de Desenvolvimento Humano e baixo IDI – Índice de Desenvolvimento da Infância. A metodologia é aplicada e coordenada pelo IEE, e a ESPN Brasil transforma as visitas às cidades em documentários jornalísticos veiculados na grade de programação do canal. Além da Disney, o projeto conta com o apoio de Itaú e Ticket.

Atletas – Para tornar a experiência ainda mais marcante, alguns dos nomes mais famosos do esporte brasileiro participam da Caravana como convidados. É o caso, por exemplo, dos atletas que participam da coletiva desta terça: os medalhistas olímpicos Lars Grael (bronze em Seul / 88 e Atlanta / 96, ambos na classe Tornado), Fofão (bronze em Atlanta / 96 e Sydney/2000 e ouro em Pequim/2008 com a seleção feminina de vôlei) e Ida (bronze ao lado de Fofão em Atlanta / 96), Robson Caetano (bronze nos 200 metros rasos em Seul / 88 e no revezamento 4x100m em Atlanta / 96.), Rivelino (tricampeão do mundo com a seleção brasileira de futebol em 1970), Diogo Silva (lutador de taekwondo campeão pan-americano em 2007), a ex-tenista Patricia Medrado, Zezé Sales, do handebol, Soraia André, do judô, Claudinei Quirino, do atletismo, e a pugilista Adriana Araujo, entre outros.

A chegada da Disney adiciona magia e um grande potencial inspirador ao projeto. As crianças irão se divertir com a presença dos personagens nas atividades esportivas e musicais, terão a possibilidade de interagir com os talentos dos canais de TV da companhia e irão assistir aos sucessos de cinema da Disney.

“Disney decidiu unir-se à Caravana já que os objetivos do projeto estão alinhados com a nossa estratégia de cidadania corporativa. Além disso, possuímos um conceito interno chamado de “Inspire-se”, que reúne todos os projetos que buscam promover valores positivos, inspirar as crianças e famílias a viverem de forma saudável e cuidar do meio ambiente na busca do fortalecimento de comunidades por meio do pensamento criativo”, explica Miguel Vives, vice-presidente sênior da The Walt Disney Company (Brasil).

Sobre a ESPN
A ESPN chegou ao país em 1989 e foi o primeiro canal de esportes da TV paga brasileira. Em 1995 a empresa criou o canal ESPN Brasil. Em abril de 2009, lançou o ESPN HD, em alta definição, que a partir de julho de 2012 passou a se chamar ESPN+, com uma programação diferenciada. As atividades da ESPN International incluem televisão, rádio, impresso, internet, banda larga, internet sem fio, produtos de consumo, e gestão de eventos.

A empresa mantém escritórios e/ou instalações de produção em locais-chave de todo o mundo incluindo Bangalore, Bristol (EUA), Buenos Aires, Cidade do México, Hong Kong, Londres, Miami, Melbourne, Mumbai, New York, Rio de Janeiro, São Paulo, Sidney e Toronto. Desde 1983, ESPN (originalmente fundada em Bristol, Connecticut, em 1979) tem crescido ao redor do mundo, se estabelecendo como a marca líder mundial em esportes. A filosofia da empresa de crescimento global é a de sempre servir aos fãs do esporte e ser relevante localmente, com conteúdos e produtos que preencham sua grande paixão e dedicação.

Sobre a The Walt Disney Company Latin America
Com escritórios na Argentina, Brasil, Chile, México, Venezuela e Estados Unidos (Miami), a The Walt Disney Company Latin America é responsável por todos os negócios da marca Disney na América Latina. Para mais informações, visite os sites www.disney.com.br ou www.disneylatino.com.

Sobre Inspire-se – Disney Cidadania
Ser bom cidadão corporativo é uma tradição da Disney. “Inspire-se – Disney Cidadania” é a ideia que guia nossos esforços de Cidania Corporativa e que buscam promover valores positivos e inspirarem as crianças e famílias a viverem de forma saudável, cuidar do meio ambiente e busca fortalecer comunidades as estimulando a pensar de forma criativa. Por meio de doações, colaborações e alianças com organizadores locais, campanhas para o bem público e voluntariado corporativo, a Disney contribui para melhorar a vida de crianças e famílias em toda a América Latina. Em 2013 a campanha fez uma doação na região no valor de U$ 700 mil, 12.790 horas de voluntariado, que impactou diretamente 21 mil pessoas.

Sobre o IEE
O Instituto Esporte & Educação (IEE) foi criado em março de 2001, pela ex-atleta, medalhista olímpica e vencedora do programa Aprendiz Celebridades, Ana Moser. Atualmente, o IEE coordena 20 núcleos de atendimento direto e, indiretamente, outros 40, em regiões e comunidades que apresentam baixo nível socioeconômico, alto índice de vulnerabilidade e falta de estrutura em todas as Regiões do Brasil, em parceria com cerca de 40 entidades privadas, pública e sociais, fortalecendo uma rede de esporte educacional.

Dentre os diversos projetos em que atua, destaca-se a Caravana do Esporte, uma aliança com a ESPN Brasil e o Unicef, que dissemina o esporte necessário para o desenvolvimento da educação e do esporte em municípios isolados do País. Dentre os parceiros privados do Instituto Esporte & Educação estão Itaú, Instituto Votorantim, Banco Votorantim, Roche, Fábrica de Cidadania, BTG Pactual, Vale, Petrobras, Mondeléz International, Novelis, TE, Monsanto, Ticket, Banco Daycoval, Correcta, IBOPE, Mondial e Regina Festas.

Etiquetas
Botão Voltar ao topo
Fechar