JUDOCA BRASILEIRA RETORNA DE COMPETIÇÃO INTERNACIONAL E VISITA A CARAVANA DO ESPORTE EM RIO DAS FLORES, NO RIO DE JANEIRO

ESPN BrasilESPN International

JUDOCA BRASILEIRA RETORNA DE COMPETIÇÃO INTERNACIONAL E VISITA A CARAVANA DO ESPORTE EM RIO DAS FLORES, NO RIO DE JANEIRO

São Paulo (SP) 20/05/2015 –   A judoca e medalhista olímpica Ketleyn Quadros, que retorna esta semana do Grand Slam de Baku, no Azerbaijão, e de 3 dias de treinos no Japão, estará entre os atletas convidados da CARAVANA DO ESPORTE  e da  CARAVANA DA MÚSICA, previstas para acontecer de 25 a 28 de maio no município fluminense de Rio das  Flores, sul do Estado do Rio de Janeiro.

Apesar de não ter conquistado medalha em Baku,  Ketleyn conseguiu seu primeiro bom resultado, agora na categoria 63kg, chegando à  disputa pelo bronze.

Em Rio das Flores, o desafio de Ketleyn será diferente.  Participará de miniestações esportivas para alunos da rede pública de ensino, na arena montada especialmente pelas Caravanas no pequeno município a 180 km  da cidade do Rio, e visitará oficinas de formação de professores em Esporte Educacional.  Objetivo: motivar professores, estudantes e a comunidade sobre a importância do esporte nas escolas.

Da etapa das CARAVANAS em Rio das Flores participarão ainda:  Gilberto Silva, jogador do pentacampeonato brasileiro, que passa por uma fase de recuperação no América Mineiro para voltar aos gramados;   Ana Moser, medalhista olímpica do vôlei e presidente do Instituto Esporte &Educação; Alberto Fadigatti, especialista em rallys fora da estrada, e o comentarista esportivo da ESPN, José Trajano.

TRIO DE ARTISTAS NA CARAVANA TEM  IVAN LINS,  MALU MADER E JULIANA RIBEIRO

Integrante do GAP-Grupo de Articulação Parlamentar Pró-Música, formado  há 4 anos por artistas ativistas, o cantor e compositor Ivan Lins falará sobre o assunto durante sua visita às oficinas de artes da CARAVANA DA MÚSICA.

Ivan Lins, um dos três artistas que participam da etapa de Rio das Flores das CARAVANAS, afirma que “até hoje o Ministério da Educação não pôs em prática como deveria” a lei aprovada pelo Congresso.  Para Ivan Lins, “a música e o esporte são as mais poderosas ferramentas de desenvolvimento educacional, cultural e de inclusão social”.

A cantora baiana, Juliana Ribeiro, chegará com os caravaneiros para a abertura oficial das CARAVANAS, na noite do dia 25 (2ª.feira), e trará um pouco da sua experiência na pesquisa sobre o samba de roda para o interior do Rio de Janeiro.  Juliana, que além de cantora é historiadora, dedica-se a um inventário sobre os ritmos afro-brasileiros. Sobre as CARAVANAS, Juliana considera “muito importante” levar a música e a dança para dentro da sala de aula.

Já a atriz Malu Mader levará alguns jogos teatrais aos professores da Formação em Arte Educacional. “A arte ainda é pouco valorizada dentro das escolas”, afirma Malu, para quem “todo aluno, independente de  sua aptidão, deveria ter mais acesso às diferentes manifestações artísticas”.

Os artistas convidados da Caravana da Música participam voluntariamente. Eles visitarão as oficinas do projeto e vão participar  do Show da Caravana, em formato de pocket, na noite da quarta-feira (27).

“A Caravana é um movimento de mobilização pelo esporte e arte educacionais”, explica a diretora geral dos projetos, Adriana Saldanha.  “Nossa estrutura permite a adequação de espaços públicos para a prática esportiva e visa atender o maior número de crianças e jovens pela garantia de seus direitos . A arena CARAVANA  é um parque temático com esporte e arte para todos. Tendas, estações com modalidades esportivas e o nosso cinema dos sonhos, com filmes da DISNEY, oferecem uma vivência pontual para crianças, professores, gestores públicos e comunidade”, completa a diretora das Caravanas.

A magia chegará a Rio das Flores com  MICKEY e PATETA.   Os mais famosos personagens da DISNEY vão encontrar-se com as crianças no Cinema da Caravana para sessões de fotos.

O cinema exibirá os principais lançamentos cinematográficos da Walt Disney em sessões diurnas, para grupos de alunos e alunas da rede pública de ensino, e em sessões noturnas, abertas à população do município.

O debate  MEIO AMBIENTE SAUDÁVEL- GESTÃO PÚBLICA E PROTAGONISMO JUVENIL, na tarde do dia 26 (terça-feira), na Tenda Show do projeto, dará voz aos adolescentes do primeiro ano do ensino médio de Rio das Flores, inscritos na oficina de formação de liderança juvenil em meio ambiente, dentro das CARAVANAS.

A mesa redonda ESPORTE COMO DIREITO DE TODOS,  no dia 27 (quarta-feira), das 09h às 12h, vai movimentar  a  principal tenda das CARAVANAS, para reflexões  acerca do papel do esporte para melhoria dos indicadores sociais e de saúde e sobre o esporte como direito de crianças, jovens e adultos.

Dessa mesa vão participar o comentarista esportivo do Canal ESPN, jornalista e escritor José Trajano; o campeão mundial de futebol, Gilberto Silva;  Ketleyn Quadros, atleta da Seleção Brasileira de Judô; João Batista Freire, consultor do Instituto Esporte e Educação;  o cantor Ivan Lins e a representante do escritório do UNICEF no Rio de Janeiro, Immaculada Prieto.

A CARAVANA DO ESPORTE e  a CARAVANA DA MÚSICA são projetos de responsabilidade  social da ESPN e da  DISNEY, em parceria com o UNICEF e com o INSTITUTO ESPORTE & EDUCAÇÃO, dirigido pela medalhista olímpica Ana Moser.

Em dez anos de atuação, as Caravanas já atenderam 2,6 milhões de crianças e adolescentes e mais de 20  mil professores da rede pública de ensino de quase 100  municípios, em 22 estados brasileiros.

Todo mês, as Caravanas estão num município brasileiro  com atividades artísticas, esportivas, de formação de jovens   em meio ambiente  e de formação de professores e monitores da rede pública de ensino em arte e esporte educacionais.

Etiquetas
Botão Voltar ao topo
Fechar