ESPN Brasil investe pesado na linha de programas

ESPN BrasilNews and Information

ESPN Brasil investe pesado na linha de programas

São Paulo, junho de 2015 – A partir de segunda-feira (8), o fã do esporte verá uma nova ESPN Brasil. Os nacionalíssimos Bate-Bola e SportsCenter – versão brasileira do telejornal esportivo mais assistido no mundo – estreiam novos e totalmente reformulados cenários. O grande destaque é o videowall com monitor full HD de 3,20 metros de largura por 1,80 metros de altura (o equivalente a uma televisão de 150 polegadas), que tem somente 1,6 mm de distâncDSC_0565ia entre os pixels – fazendo dele o mais nítido da TV brasileira. O monitor gigante será como uma janela para links ao vivo, análises dos melhores lances do futebol mundial e monitoramento de redes sociais. Além de já utilizar muita interação com o fã do esporte através do WatchESPN, Twitter, Facebook e Instagram, o BATE-BOLA começará a usar também o Whatsapp – que será integrado ao programa através de uma ferramenta desenvolvida internamente. Com isso, o fã do esporte poderá compartilhar mensagens de voz, vídeo e texto com os comentaristas.

Além do videowall, os novos cenários trazem o conceito de “contar histórias” em vários monitores, com linguagem artística, fazendo desses espaços verdadeiros “outdoors” que estampam logos dos times, números, manchetes, fotos de atletas e hashtags. Há quatro monitores verticais de 59 polegadas, presos a um trilho, que podem compor diferentes formatos, juntos ou separados – sempre alinhados aos temas do dia. Outro destaque é o monitor touchscreen de 85 polegadas, integrado a provedores de dados de estatística e resultados que vão ajudar nas análises dos comentaristas em tempo real.

Visualmente os novos cenários serão muito versáteis e vão mudar de cor ao longo do dia – tornando cada uma das três edições do Bate-Bola e do Sportscenter diferente para o fã do esporte. O sistema de iluminação do estúdio foi reformulado para luzes de “LED” – sistema que além de trazer mais qualidade para a direção de fotografia, proporciona economia de energia e maior segurança devido ao baixo aquecimento. Esta é uma tendência mundial de solução sustentável .

“É a maior mudança de visual que apresentamos em 25 anos de história da ESPN no Brasil. Foi um trabalho de mais de 10 meses em conjunto com a equipe da ESPN dos Estados Unidos para trazer o que há de mais avançado em tecnologia. A ideia é estarmos alinhados visualmente com a ESPN em todo o mundo, mas fazer adaptações necessárias ao fã de esporte brasileiro” , explica João Palomino, vice-presidente de jornalismo e produção.

Os dois novos cenários fazem parte de um mesmo ambiente para que eventuais intervenções possam ocorrer, como por exemplo o apresentador do SportsCenter ‘invadir’ o Bate-Bola para chamar alguma reportagem importante que será exibida posteriormente. No segundo semestre, as transmissões e o Linha de Passe também terão novidades visuais.
Recentemente, a emissora trouxe duas ferramentas gráficas que incrementaram o Bate-Bola e o SportsCenter. O BottomLine – barra gráfica que tem o mesmo formato de exibição produzido pela ESPN dos Estados Unidos. Em vez de ter as notas simplesmente correndo da direita para a esquerda na parte inferior da tela, elas agora são organizadas em pastas com manchetes, resultados, classificações, alertas de programação e interrupções para breaking news. Tudo interligado com o maior banco de dados esportivo do mundo. O produto funciona como um quarto canal do grupo ESPN, inclusive, com comercialização própria. Já o Rundown exibe os próximos assuntos dos programas ao lado esquerdo da tela, para que o fã do esporte possa visualizar a sequência de temas exibidos nos programas. Com a ferramenta é possível também promover jogos e eventos dos 3 canais ESPN, com logos e fotos de jogadores e personalidades do esporte.

Todas essas mudanças se somam a uma onda de fortalecimento da ESPN no mercado brasileiro: a renovação dos direitos da Bundesliga (Campeonato Alemão), da Seria A (Campeonato Italiano), do Mundial de Surfe, da NBA e da NFL ; sem contar com a chegada de novos talentos, como o apresentador do Bola da Vez, Dan Stulbach, e o ídolo do Palmeiras, Alex.

Etiquetas
Botão Voltar ao topo
Fechar