ESPN quebra recorde histórico com transmissão exclusiva do Super Bowl na TV por assinatura

News and InformationNFL

O Super Bowl LI disputado no último domingo ficará marcado pela virada histórica do New England Patriots sobre o Atlanta Falcons e também pelo recorde de audiência da ESPN na transmissão exclusiva do evento para a TV por assinatura. Durante a exibição da partida a ESPN foi líder entre todos os canais da TV paga e registrou um aumento de 35% no comparativo com a edição 2016. A transmissão completa do Super Bowl impactou mais de 754 mil pessoas com TV paga¹.

Os fãs de esportes acompanharam a partida por aproximadamente 1h32 minutos em média², número que demonstra a crescente afinidade do público brasileiro com a NFL. Entre o público masculino de 25 a 34 anos, a audiência registrada foi 54% superior em comparação ao último ano³. Assim como nas edições anteriores, a audiência feminina também foi destaque: quatro em cada dez pessoas que acompanharam o evento foram mulheres. 4

“É gratificante ver o sucesso da NFL na ESPN. Fomos o primeiro canal a investir e acreditar na modalidade, há mais de 20 anos. Sempre ajudamos os fãs de esporte a entender e gostar do futebol americano e os resultados estão diretamente relacionados com esse trabalho. Por esse motivo temos crescido em todas as plataformas ano após ano”, destaca German Hartenstein, diretor geral da ESPN.

Além dos recordes de audiência na TV, o WatchESPN também registrou sua melhor marca na transmissão de um evento. A plataforma de streaming e vídeos sob demanda obteve mais do que o dobro de acessos no comparativo com o dia do evento em 2016. No portal ESPN.com.br, mais de 600 mil pessoas acessaram conteúdo sobre a decisão da NFL. 5

Nas redes sociais, o Twitter registrou mais de 179 mil menções da hashtag #SuperBowlNaESPN que exibia um emoji exclusivo criado para o evento. A alta repercussão da hashtag superou a meta estabelecida como desafio aos fãs do esporte e liberou um vídeo exclusivo e irreverente com Everaldo Marques, Paulo Antunes e Paulo Mancha. O Super Live, transmissão ao vivo via Facebook criado especialmente para o Super Bowl, exibiu os bastidores da narração de Everaldo Marques e Paulo Antunes com dados e estatísticas para mais de 195 mil usuários.

Pelo quarto ano consecutivo, ESPN e Cinelive transmitiram o Super Bowl para os cinemas em parceria que levou milhares de pessoas em salas pelo Brasil. “A ocupação média na última sessão de domingo, geralmente, é de 27% da capacidade das salas. O Super Bowl LI alcançou 70% e levou algumas redes a participarem do circuito com mais de uma sala de exibição. Uma delas, inclusive, exibiu o evento em três salas completamente esgotadas. Os números demonstram a missão da Cinelive em agregar valor aos cinemas”, afirma Laudson Diniz, gerente executivo da Cinelive.

A ESPN exibe a nova temporada NFL em setembro e até lá os fãs de esportes acompanham todas as notícias e análises no ESPN League, atração que vai ao ar nas noites de segunda e sexta-feira na ESPN com os últimos acontecimentos das ligas norte-americanas.

Sobre a ESPN

A ESPN chegou ao país em 1989 e foi o primeiro canal de esportes da TV paga brasileira. Em 1995 a empresa criou o canal ESPN Brasil. Em abril de 2009, lançou o ESPN HD, em alta definição, que a partir de julho de 2012 passou a se chamar ESPN+, com uma programação diferenciada. As atividades da ESPN Internacional incluem televisão, rádio, impresso, internet, banda larga, internet sem fio, produtos de consumo, e gestão de eventos.

A empresa mantem escritórios e/ou instalações de produção em locais-chave de todo o mundo incluindo Bangalore, Bristol (EUA), Buenos Aires, Cidade do México, Hong Kong, Londres, Miami, Melbourne, Mumbai, New York, Rio de Janeiro, São Paulo, Sidney e Toronto.  Desde 1983, ESPN (originalmente fundada em Bristol, Connecticut, em 1979) tem crescido ao redor do mundo, se estabelecendo como a marca líder mundial em esportes. A filosofia da empresa de crescimento global é a de sempre servir aos fãs do esporte e ser relevante localmente, com conteúdo e produtos que preencham sua grande paixão e dedicação.

FONTES DE AUDIÊNCIA:
¹ Kantar IBOPE Media Brasil 15 mkts. Live. Cov# “FUTEBOL AMERICANO VIVO” na ESPN. 5 Fev 2017. AS4+ com payTV.

² Kantar IBOPE Media Brasil 15 mkts. Live. ATS “FAM SUPER BOWL VIVO” na ESPN. 5 Fev 2017. H18-49 com payTV.

³ Kantar IBOPE Media Brasil 15 mkts. Live. Comparação de Rat% “FAM SUPER BOWL VIVO” na ESPN. 7 Fev 2016 vs 5 Fev 2017. H25-34 com payTV.

4 Kantar IBOPE Media Brasil 15 mkts. Live. Adh% “FAM SUPER BOWL VIVO” na ESPN. 5 Fev 2017. M4+ com payTV (target de referência: AS4+ com payTV).

5 Adobe Omniture.