ESPN registra alta de audiência e encerra 2017 na vice-liderança entre canais esportivos da TV Paga

News and Information

ESPN registra alta de audiência e encerra 2017 na vice-liderança entre canais esportivos da TV Paga

2017 marcou mais um ano de alta de audiência na ESPN, com crescimento na TV por assinatura e também nas plataformas digitais. Nos canais, o aumento foi de  15% em relação a 2016, alta superior aos 10% de média do segmento na TV paga. Outro fator de destaque foi o tempo de permanência na frente dos canais ESPN na TV: 45 minutos em média, segundo maior entre os esportivos cuja média diária é de 26 minutos.¹

A ampla variedade de direitos esportivos permitiu que a ESPN encerrasse mais um ano com crescimento também nas principais ligas do esporte mundial. O Campeonato Francês, por exemplo, com a presença de Neymar, registrou o triplo da audiência na comparação entre os anos de 2016 e 2017. No mesmo período, a Premier League cresceu 51% e o Campeonato Espanhol 24%. A NBA foi mais uma liga de crescimento expressivo, com 26% de aumento no comparativo dos últimos anos. A NFL registrou aumento de 11% no público masculino, acima de 18 anos.²

Entre os eventos de maior audiência do ano, o futebol internacional segue liderando o ranking de audiências da ESPN, com destaque para os dois clássicos entre Real Madrid X Barcelona, além dos confrontos da Premier League entre Chelsea X Manchester United e Manchester United X Manchester City, partidas que garantiram as maiores audiências da história da liga inglesa nos canais ESPN. Os fãs de esportes americanos também colocaram as finais da NBA e o Super Bowl entre os eventos de maior audiência de 2017.

Além do crescimento de audiência na TV, as plataformas digitais também apresentaram aumento no último ano. O portal ESPN.com.br expandiu aproximadamente 26% o total de visitantes únicos e a plataforma WatchESPN registrou alta de 38%, números que indicam que os fãs consomem conteúdo esportivo no formato de tela de maior conveniência.³

Encerrando o ano, os últimos dias de 2017 e a realização da ‘SuperWeek’ garantiram dias de liderança para a ESPN entre todas as emissoras esportivas. Entre os dias 22 e 25 de dezembro e 30 de dezembro e 01 de janeiro, os canais ESPN lideraram com a transmissão de grandes eventos como o clássico espanhol entre Real Madrid X Barcelona, partida que teve uma em cada três televisões da TV paga sintonizadas na ESPN Brasil. No fim de ano, os confrontos da Premier League, a rodada de Natal da NBA e os jogos da virada do ano da NFL também garantiram altos índices de audiência para a ESPN.


Sobre a ESPN

A ESPN chegou ao país em 1989 e foi o primeiro canal de esportes da TV paga brasileira. Em 1995 a empresa criou o canal ESPN Brasil. Em abril de 2009, lançou o ESPN HD, em alta definição, que a partir de julho de 2012 passou a se chamar ESPN+, com uma programação diferenciada. As atividades da ESPN Internacional incluem televisão, rádio, impresso, internet, banda larga, internet sem fio, produtos de consumo, e gestão de eventos. Em 2017, foi lançado o ESPN Extra, quarto canal da empresa no Brasil, além da ampliação do WatchESPN, plataforma de transmissão simultânea e conteúdo sob demanda.

A empresa mantem escritórios e/ou instalações de produção em locais-chave de todo o mundo incluindo Bangalore, Bristol (EUA), Buenos Aires, Cidade do México, Hong Kong, Londres, Miami, Melbourne, Mumbai, New York, Rio de Janeiro, São Paulo, Sidney e Toronto.  Desde 1983, ESPN (originalmente fundada em Bristol, Connecticut, em 1979) tem crescido ao redor do mundo, se estabelecendo como a marca líder mundial em esportes. A filosofia da empresa de crescimento global é a de sempre servir aos fãs do esporte e ser relevante localmente, com conteúdo e produtos que preencham sua grande paixão e dedicação.


FONTES DE AUDIÊNCIA:

¹Fonte: Kantar IBOPE Media Brasil 15 mkts. Live. Comparação de Rat% e ATS dos grupos ESPN’s (ESPN-Brasil, ESPN e ESPN+), Sportv’s (Sportv, Sportv2 e Sportv3), Fox Sports’ (Fox Sports e Fox Sports2), Esporte Interativo, Band Sports e Woohoo e PayTV (todos os canais pagos), entre 1 Jan a 31 Dez 2016 e 1 Jan a 25 Dez 2017. 7h às 25h. H18-49 payTV.

²Fonte: Kantar IBOPE Media Brasil 15 mkts. Live. Comparação de Rat% de “FUT CAMP INGLES VIVO”, “FUT CAMP ESPANHOL VIVO”, “BAS NBA VIVO”, entre 1 Ago a 25 Dez 2016 vs 1 Ago a 25 Dez 2017 para os campeonatos de futebol e 1 Out a 25 Dez 2016 vs 1 Out a 25 Dez 2017 para NBA. ESPN Brasil para os campeonatos de futebol e ESPN para a NBA. H18-49 payTV.

³Fonte: Adobe Analytics.

 

 

Botão Voltar ao topo