ESPN fecha acordo para transmissão do Campeonato Brasileiro de Futebol Americano

ESPN Brasil

A ESPN e a Liga BFA chegaram a um acordo para a exibição do campeonato brasileiro da modalidade que terá início neste sábado, dia 29 de junho. O contrato prevê a exibição exclusiva na TV por assinatura da fase final a partir das semifinais masculinas, além da final feminina. Os confrontos decisivos serão exibidos pela ESPN na TV, além da plataforma de streaming WatchESPN.

O acordo reflete o crescimento do futebol americano no mercado brasileiro. Segundo país com maior número de fãs da NFL fora dos Estados Unidos, ficando atrás apenas do México, o Brasil conta com transmissão exclusiva da liga norte-americana pela ESPN. Ao longo dos últimos anos, a emissora acumula crescimento de audiência na modalidade, garantindo a liderança entre todos os canais da TV por assinatura nas exibições do Super Bowl ao término da temporada.

Em expansão nos últimos anos, a divisão de elite do campeonato nacional conta com 33 equipes, incluindo times tradicionais do futebol que também investiram no futebol americano, casos do Corinthians Steamrollers, Palmeiras Locomotives, Flamengo Imperadores, Vasco Almirantes, Coritiba Crocodiles, Paysandu Lobos, América Locomotiva (MG) e também o Galo FA, equipe ligada ao Atlético Mineiro. Mais de 1500 atletas federados disputam a elite do torneio nacional que será decidido no dia 14 de dezembro, na 10ª edição do Brasil Bown. Repercutindo as rodadas, o programa ESPN League trará boletins semanais com os resultados e os principais destaques do torneio.

“Nos anos 90 a ESPN acreditou e investiu na transmissão da NFL para o mercado brasileiro, quando a liga ainda era desconhecida por aqui. Após amplo trabalho de divulgação e cobertura da modalidade, hoje é referência entre os fãs de esporte. A parceria com a Liga BFA é mais um passo no desenvolvimento da modalidade no Brasil, trazendo ainda mais visibilidade ao futebol americano”, destaca Carlos Maluf, diretor de Aquisições, Programação e Novos Negócios da ESPN no Brasil.

“Para a Liga BFA, a parceria com a ESPN é um passo enorme para o crescimento do futebol americano no Brasil. Sabemos da importância do canal na divulgação dos esportes americanos dentro do nosso país e sentimos muito orgulho em fazer parte da programação. Queremos mostrar para os fãs de esportes que o futebol americano no Brasil tem muito a oferecer”, comenta Marcelo Bruno, presidente da Liga BFA.

Além do campeonato nacional, a ESPN segue com os direitos exclusivos da NFL para o mercado brasileiro na próxima temporada. Os fãs de esporte acompanham pela emissora também a liga universitária dos Estados Unidos (NCAA), campeonato onde são revelados muitos dos nomes que integram as equipes que disputam a NFL.

Sobre a ESPN:Líder mundial em esportes, a ESPN chegou ao Brasil em 1989 e foi o primeiro canal esportivo da TV paga no país. Referência em conteúdo multiplataforma e jornalismo de credibilidade, a ESPN conta com quatro canais nas operadoras de TV por assinatura do mercado brasileiro: ESPN Brasil (canal com destaque para as atrações do jornalismo como SportsCenter, Bate Bola, Bola da Vez e Resenha ESPN, além de grandes jogos do futebol internacional), ESPN (NFL, NBA, MLB, NHL, tênis e futebol internacional), ESPN2 (futebol internacional, eSports, esportes americanos, surfe, rugby, ciclismo e poker) e ESPN Extra (canal focado em eSports, esportes radicais e X Games).

O WatchESPN, plataforma disponível para iOS, Android e desktop, permite aos fãs de esportes assinantes de planos de TV por assinatura ou planos de internet banda larga o acompanhamento da programação dos canais em tempo real, além de oferecer mais de 600 títulos no acervo de conteúdo sob demanda. A marca ainda disponibiliza notícias e vídeos exclusivos via ESPN App e portal ESPN.com.br.

Fundada em Bristol, Connecticut, em 1979, a ESPN tem como filosofia servir aos fãs de esporte em qualquer hora e lugar. Atualmente a empresa oferece conteúdo aos fãs em mais de 60 países, nos cinco continentes. A ESPN é marca pertencente aos grupos The Walt Disney Company e Hearst Corporation.