ESPN lança “Gerações”, produção original sobre a evolução do futebol feminino no Brasil

Entrando no clima da Copa do Mundo Feminina da FIFA, a ESPN e o Star+ lança em julho sua mais nova produção original. “Gerações – A Evolução do Futebol Feminino no Brasil” foi criada pela equipe nacional da ESPN e conta a história do esporte através das experiências de cinco jogadoras profissionais que atuaram em diferentes épocas e contextos sociais. Roseli, Formiga, Rosana, Andressa Alves e Tarciane trazem o olhar de cada geração e falam sobre as mudanças na modalidade e como ela foi utilizada como ferramenta para a transformação social. O conteúdo estreia na TV e no streaming do Star+ na próxima terça-feira (04/07) às 22h.
Com 54 minutos de duração, o docufilme contém entrevistas especiais, comandadas por Ivana Negrão, de cinco jogadoras, uma de cada geração, dos anos 1980 até 2020. As personagens são apresentadas na voz de Elaine Trevisan e a produção oferece ao público a oportunidade de conhecer os desafios e conquistas da modalidade no Brasil através de depoimentos em primeira pessoa das atletas e ex-profissionais que se entrelaçam por meio de temas em comum: Começo; Apoio; Referências; Estrutura do Futebol Feminino; Seleção Brasileira; e Mensagem para as Novas Gerações.
O conteúdo abordado em “Gerações” também inclui a proibição da prática do futebol para as mulheres de 1941 a 1970, o machismo e homofobia que permeiam a prática do esporte no Brasil e a luta das profissionais da modalidade para conquistar o respeito da sociedade e incentivos. A segunda camada da narrativa aproxima o espectador da história de cada uma das personagens, revelando dificuldades enfrentadas, ressentimentos e cicatrizes de um período complicado para as mulheres que desejavam viver como atletas profissionais do esporte que amam.
“Gerações – A Evolução do Futebol Feminino no Brasil” foi idealizado por Paulo Cobos e é um projeto desenvolvido pela equipe brasileira de audiovisual da ESPN, com roteiro de Wagner Patti e Ivana Negrão, produção de Marcella Azevedo, direção de Wagner Patti e edição e finalização de Juliana Cunha.
O docufilme original é a principal produção da ESPN e do Star+ antecedendo a Copa do Mundo Feminina da FIFA que será disputada de 20 de julho a 20 de agosto. As plataformas Disney farão uma extensa cobertura da competição, com as profissionais Elaine Trevisan, Mariana Spinelli, Mariana Pereira e Natalie Gedra in loco na Austrália e Nova Zelândia, edições especiais do Mina de Passe, primeiro programa semanal da TV brasileira a debater exclusivamente o futebol feminino, e boletins diários do torneio em todos os programas jornalísticos da emissora, incluindo o SportsCenter, a maior atração original da marca mundialmente.
A ESPN e o Star+ são referência no Brasil na transmissão e cobertura do futebol feminino. Além de premiar a seleção completa do Brasileirão Feminino anualmente no Prêmio Bola de Prata, o canal conta com o Mina de Passe em sua programação semanal e exibiu no último ano os campeonatos nacionais da Inglaterra e Itália, a UEFA Women’s Euro, a CONCACAF W Championship e a edição de 2023 da Finalíssima, disputada entre Brasil e Inglaterra.
Sobre as personagens de “Gerações”:
Roseli (1969) – Geração anos 80
Roseli de Belo, 7 de setembro de 1969 (idade 53 anos), é uma ex-futebolista brasileira que atuava como atacante. Fez parte da primeira geração de atletas convocadas pela Seleção Brasileira, em 1988. Esteve na edição inaugural da Copa do Mundo Feminina e na estreia das mulheres do futebol nos Jogos Olímpicos de Atlanta, em 1996.
Formiga (1978) – Geração anos 90
Aos 44 anos, Miraildes Maciel Mota foi a jogadora mais longeva da Seleção Brasileira (entre 1995 e 2021). Negra, baiana e lésbica, representatividade é o que não falta a ela. Pegou diferentes fases do futebol feminino, o início quando nem salário as jogadoras recebiam, até hoje, que a modalidade está cada vez mais profissional, com visibilidade, e comercial. Atuou na época em que as jogadoras da Seleção precisavam seguir certos atributos de “feminilidade”, como cabelos longos e combateu esses paradigmas impostos pelos dirigentes.
Rosana (1982) – Geração 2000
Rosana dos Santos Augusto é uma das atletas com a maior diversidade de títulos da história mundial. Além de ser medalhista olímpica, campeã dos Jogos Pan-Americanos e vice-campeã do mundo, acumula títulos como: campeã da Champions League, da Libertadores da América, da Liga Norte-Americana, do Mundial de Clubes, da Copa França, do Campeonato Austríaco, da Universíade, do Campeonato Sul-Americano e do Campeonato Brasileiro. Anunciou sua aposentadoria em janeiro de 2019 e hoje é técnica do time feminino do Red Bull Bragantino.
Andressa Alves (1992) – Geração 2010
Aos 29 anos, titular da seleção brasileira, já passou por Juventus, Ferroviária, São José, Boston Breakers, Barcelona e atualmente está na Roma. Em 2021 se casou com a sua namorada, a também jogadora Fran. Nascida nos anos 90, carrega experiências de atuar com as jogadoras mais velhas, como Formiga e Cristiane, ao mesmo tempo em que vem de uma geração mais aberta à orientação sexual de cada um.
Tarciane (2003) – Geração 2020
Tarciane Karen dos Santos de Lima (nascida em 27 de maio de 2003), conhecida simplesmente como Tarciane, é uma futebolista profissional brasileira que atua como zagueira central do Corinthians e da seleção feminina do Brasil.