Luís Suárez conquista a 50ª edição da Bola de Ouro; Palmeiras domina seleção masculina e Corinthians brilha na feminina

ESPN Brasil

Luís Suárez conquista a 50ª edição da Bola de Ouro; Palmeiras domina seleção masculina e Corinthians brilha na feminina

A mais tradicional premiação do futebol nacional teve sua 54ª edição acontecendo nesta quinta-feira (7), em São Paulo. O Prêmio ESPN Bola de Prata Sportingbet elegeu os melhores jogadores do Campeonato Brasileiro Masculino e, pelo terceiro ano consecutivo, a seleção do Brasileirão Feminino. A cerimônia teve apresentação de Lázaro Ramos e exibição na TV por assinatura e pelo streaming no Star+.

Grande contratação do futebol sul-americano nesta temporada, o atacante uruguaio Luís Suárez saiu como destaque da competição. O jogador do Grêmio ficou com dois prêmios: melhor atacante e Bola de Ouro do Brasileirão, conquistando o troféu mais prestigiado da cerimônia e que comemorou em 2023 sua 50ª edição.

“É difícil para o jogador, com a idade que eu tenho. Com quase 37 anos, este é o ano com mais jogos que eu tenho na minha carreira. E também foi ano que eu estive mais longe da minha mulher e dos meus filhos. Por isso, esse prêmio é para eles, para todo o trabalho e sacrifício que eles fizeram”, afirmou Luis Suarez.

Bicampeão brasileiro, o Palmeiras novamente recebeu os holofotes no Bola de Prata com sete premiados. Weverton, Murilo, Mayke, Piquerez, Raphael Veiga, Abel Ferreira e Endrick foram contemplados no evento, os dois últimos recebendo destaque. Abel por ser o primeiro treinador a conquistar duas vezes seguidas o Prêmio Telê Santana, dado ao melhor treinador do Brasileirão Masculino, e Endrick por levar para casa o troféu de Revelação e gol mais bonito.

Pelo Brasileirão Feminino, o Corinthians dominou a lista de premiadas com seis jogadoras: Kati, Yasmin, Luana Bertolucci, Vic Albuquerque, Duda Sampaio e Jheniffer, além de ter Arthur Elias sendo eleito pela terceira vez o melhor treinador do campeonato. Outro grande destaque foi a jovem atacante da Ferroviária, Aline Gomes, que levou três prêmios para casa: a Bola de Ouro Feminina, melhor atacante e revelação.

Em sua 54ª edição, a ESPN promoveu a cerimônia mais tecnológica da história do Bola de Prata. A Inteligência Artificial foi o tema principal, e o evento contou com sete cenários diferentes, a presença de ex-jogadores, jornalistas, influenciadores e performance ao vivo dos cantores de pagode Péricles e Marvvila.

Mais uma vez recebendo destaque na premiação, o pilar de Diversidade e Inclusão da Disney também teve participação no ESPN Bola de Prata Sportingbet. O prêmio “Reflexões”, homenageou as contribuições pela inclusão da Pessoa Com Deficiência e foi entregue a Special Olympics.

Pelo quinto ano consecutivo, a cerimônia teve direção geral de Fernando Taliba, profissional que já realizou outras grandes premiações na TV, como o Video Music Brasil (VMB), MTV Miaw, da MTV, e também o Meus Prêmios Nick. Cristiane Iwayama, Regiane Wohnrath, Wagner Patti, Fernanda Amalfi, Priscila Mourão, Marcella Azevedo, Vitor Ivanoski e João Gonzales fora os responsáveis pela produção e coordenação do evento.

Confira a lista completa de premiados:

BRASILEIRÃO MASCULINO:

Goleiro

Weverton (Palmeiras)

Zagueiros

Adryelson (Botafogo)

Murilo (Palmeiras)

Laterais

Mayke (Palmeiras)

Joaquín Piquerez (Palmeiras)

Volantes

Erick Pulgar (Flamengo)

Mathías Villasanti (Grêmio)

Meias

Giorgian de Arrascaeta (Flamengo)

Raphael Veiga (Palmeiras)

Atacantes

Hulk (Atlético-MG)

Luis Suárez (Grêmio)

Troféu Telê Santana (Treinador)

Abel Ferreira (Palmeiras)

Bola de Ouro

Luis Suárez (Grêmio)

Revelação

Endrick (Palmeiras)

Gol Mais Bonito

Endrick (Palmeiras)

Artilheiro

Paulinho (Atlético-MG)

BRASILEIRÃO FEMININO:

Goleiro

Luciana (Ferroviária)

Zagueiros

Day Silva (Ferroviária)

Luana (Ferroviária)

Laterais

Kati (Corinthians)

Yasmin (Corinthians)

Volantes

Luana Bertolucci (Corinthians)

Brena (Santos)

Meias

Vic Albuquerque (Corinthians)

Duda Sampaio (Corinthians)

Atacantes

Aline Gomes (Ferroviária)

Jheniffer (Corinthians)

Melhor Treinador

Arthur Elias (Corinthians)

Bola de Ouro

Aline Gomes (Ferroviária)

Revelação

Aline Gomes (Ferroviária)

Gol Mais Bonito

Vanessinha (Cruzeiro)

Artilheira

Amanda Gutierres (Palmeiras)

Criado em 1970 pela Revista Placar e produzido exclusivamente pela ESPN desde 2016, o ESPN Bola de Prata Sportingbet é reconhecido nacionalmente como o prêmio mais tradicional do futebol brasileiro, coroando temporadas espetaculares de lendas que marcaram época no cenário nacional. Dentre os ganhadores deste troféu estão: Zico, Dirceu Lopes, Toninho Cerezo, Falcão, Rogério Ceni, Romário, Ronaldinho Gaúcho, Kaká, Adriano e Neymar.

Botão Voltar ao topo